segunda-feira, 1 de março de 2010

Estátua de Sal


Estátua de Sal


“E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se em uma estátua de sal”. (Gn 19.26). Pensando sobre este texto comecei a imaginar o seu significado. Alguns historiadores declaram que, provavelmente, a mulher de Ló morreu e, como tempestades de sal eram comuns naquela época, ela foi coberta. Mas sem levar em consideração a interpretação histórica, vamos nos importar com o que está dito no texto quandoela olha para trás, e se torna uma estátua.

Então eu gostaria de fazer uma pergunta: quantos de nós vivemos assim, como a mulher de Ló, olhando para trás? Antes de abordar tal assunto, desejo mostrar a você leitor alguns pontos importantes sobre o sal.

Você sabe para que o sal serve? O sal conserva. O sal mantém o alimento, ou seja, ele serve para evitar a degeneração. Assim, podemos aprender uma lição muito importante para nossa tendência humana e natural de ficar preso no passado, pois podemos estar olhando para trás e, consequentemente, estamos como “estatuas de sal”.

A Bíblia nos exorta, a todo tempo, para que olhemos para frente, olhemos para cima, olhemos para o Autor e Consumador da nossa fé. (HB 12.12), mas não que olhemos para trás. Desejo, então, chamar a sua atenção para que você permita que seu passado doloroso, suas histórias de fracasso ou suas emoções doentias o tornem uma estátua de sal.


Quero que você saiba de uma coisa: Deus deseja nos ensinar a olhar para frente, para o novo, para aquilo que Ele fará em nossas vidas. Deus anseia desmanchar as estátuas de sal dentro de nós. Ele quer curar as memórias que nos têm feito olhar para trás. Pois Deus sabe que existe uma tendência humana de ficar preso as experiências vividas no passado, e Ele diz a mim e a você: "Eu tenho algo novo para fazer em sua vida. Não olhe para trás, não viva para o passado!".

Eu conheço pessoas, cujas memórias estão cobertas de sal, conservadas por anos. Como o sal conserva os alimentos, nós temos a capacidade de conservar o sabor dos nossos sofrimentos. Nós temos a capacidade de conservar as sensações das experiências doloridas. Isto nos faz ficar deprimidos e arrasados, porque permanecemos lembrando dos nossos fracassos.

Sugiro a você: ore e peça a Deus para ajudá-lo a remover todo o sal que há dentro de você. Assim, você se tornará uma pessoa que olha para frente e escreve uma nova história.

Por Bispa Ana Almeida no livro Estátua de Sal.

Nenhum comentário: