sexta-feira, 26 de março de 2010

Liderança autêntica

O que significa ser um líder autêntico? A questão sintetiza o conteúdo da palestra do professor de Liderança na Harvard Business School, Bill George, no último dia de evento, realizado em São Paulo. O especialista respondeu à pergunta em uma verdadeira aula de como assumir um papel relevante dentro de organizações e da sociedade.
O pesquisador se dirigiu à plateia e provocou: “Gostaria que vocês pensassem em seu papel como líderes e o que estão fazendo para que o mundo seja um lugar melhor”. Para George, Liderança vai muito além de ganhar dinheiro: “É usar nossos talentos para ajudar os outros e melhorar o planeta”.
O professor de Harvard usou, como outros palestrantes, a crise económica mundial para explicar a verdadeira natureza de um líder. “Não dá para ensinar liderança. A única maneira de aprender a ser líder é liderando”, ressaltou, para arrematar: “As empresas se omitiram durante muitos anos e agora estamos numa crise interior. Novas lideranças surgirão dessa crise”.
Bill George citou o presidente da GE, Jeff Inmelt, para definir o que é liderança. Segundo o executivo, “É uma jornada longa dentro da sua própria alma”. Os estudos do professor mostraram que muitos líderes fracassam porque não sabem quem são. “Você precisa ser testado quando o mar está agitado e não na calmaria. Precisa buscar seus valores, suas crenças sobre quem você é num nível mais profundo, além de se conscientizar sobre como reage sob pressão”, ensinou.
Em sua visão sobre as causas da crise, George considerou o caos económico como fruto de uma falha de liderança. “Todos dizem que o problema da crise é no sector imobiliário e um problema de ganância. Mas a ganância existe desde a Grécia Antiga. As organização fracassaram na liderança.”
Na avaliação do especialista, a falência da GM, por exemplo, não aconteceu de uma hora para outra. O prenúncio ocorreu há 30 anos. A liderança não enfrentou o problema e se norteou em uma única meta, a de criar valor ao accionista. “O próprio Jack Welch, um campeão em gerar valor aos accionistas, declarou que esse objectivo, como estratégia, é uma besteira. O foco tem de ser no funcionário, nos clientes e nos produtos”, completou.
Bill George citou o caso da empresa da qual foi presidente, a Medtronics, fabricantes de produtos médicos que, durante sua gestão, saltou de ?US$ 1 bilhão para US$ 60 bilhões em termos de valor de mercado. “Conseguimos isso, porque o nosso foco era o cliente, ou seja, os pacientes”. O palestrante contou que, na visão do fundador da companhia, o paciente estar saudável era sinónimo de missão cumprida. “O valor do accionista, como o Jack Welch já disse, é apenas o resultado”, concluiu.
Mas o que define um líder autêntico? George explicou que há três qualidades. Em primeiro lugar, o líder preciso saber aonde vai. Ou seja, saber quem ele mesmo é, quais são seus valores. Isso leva ao segundo factor: é preciso praticar seus valores todos os dias. “Não só viver com a cabeça, mas também com o coração”, afirmou. Essa conduta ajuda a estabelecer relações de longo prazo, nas quais as pessoas têm confiança. E, terceiro, gerar resultados, desde que sabendo conferir poder para as pessoas.



FONTE - HSM Online03/06/2009

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